Sem esquecermos que o BOKEN representa o poder de corte da espada, e que o JO carrega em seus movimentos o poder do impacto, devemos lembrar que estas características não representam o foco principal no nosso treinamento.
 
Creio que o foco principal do nosso treinamento de AIKI-BUKI-WAZA é o aperfeiçoamento da conscientização da distribuição da energia natural (KI) através do nosso corpo.
 
É o desenvolvimento da estabilidade na variação de energia, peso e deslocamento, e é a intensificação do alinhamento e da explosão do poder de movimentação dos quadris.
 
No processo de treinamento dO AIKI-BUKI-WAZA, descobrimos vários ângulos e particularidades da mobilidade do nosso corpo, os quais nos mostram, claramente, onde falhamos em criar uma unidade de movimento.
 
Onde criamos deslocamentos excessivos, desnecessários, descentralizados e independentes dos movimentos dos quadris. Estas descobertas nos ajudam muito no desenvolvimento e adaptação do nosso AIKIDO pessoal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desde que comecei a estudar o AIKIDO, tenho sempre procurado entender as linhas direcionais que criam e são criadas por seus movimentos.
 
Observando o sentimento de “tempo”, busco harmonizar com estes movimentos, guiando e seguindo meu parceiro dentro da técnica manifestada, sem contrariar estas linhas direcionais e assim, esperando encontrar o AWASE e entrar no estado de AIKI.
 
Sempre que tive o privilégio de participar em uma das aulas do MORIHIRO SAITO SENSEI, especialmente com JO e BOKEN, eu tive uma melhor visão destas linhas direcionais.
 
Eu ouvi MORIHIRO SAITO SENSEI dizer, muitas vezes, que quando treinarmos AIKI-BUKI-WAZA, devemos pensar em AIKI-TAI-JUTSU e vice-versa.
 
Uma vez que tenhamos passado algum tempo treinando AIKI-BUKI-WAZA com esta preocupação, podemos ver o porque e começamos a perceber sua importância para o desenvolvimento do nosso estudo pessoal do AIKIDO.
 
Esta importância se torna ainda mais evidente a medida que nossa compreensão da correlação entre AIKI-BOKEN, AIKI-JO e AIKI TAI-JUTSU é ampliada pelo próprio treinamento.
 
Devemos também lembrar que estes três pontos da nossa Arte foram desenvolvidos pelo O-SENSEI e fazem parte do próprio processo inicial de desenvolvimento do AIKIDO.
 
O AIKI-BUKI-WAZA (Aiki-Boken - Aiki-Jo) e AIKI-TAI-JUTSU estão INTERRELACIONADOS.
 
O treinamento de AIKI-BOKEN e AIKI-JO não pode ser pensado como complemento para o nosso treino de AIKI-TAI-JUTSU, ou como uma Arte a parte que nos ajuda a compreender o AIKIDO.
 
Poderiamos possivelmente pensar, por exemplo, em IKKYO, NIKKYO ou SHIRO-NAGE, como movimentos auxiliares para o nosso estudo?
 
Não creio que qualquer estudante do AIKIDO, com algum tempo significativo na Arte, possa ser capaz de faze-lo, e isto porque sabemos que estas características são fundamentais para o nosso processo de aprendizado. Exclui-las da prática tornaria o processo incompleto.
 
O mesmo ocorre com AIKI-BOKEN e AIKI-JO!
 
Quanto mais os incluímos em nosso treinos diários, mais visível se torna a importância da correlação deles com o AIKI-TAI-JUTSU.
 
O treino do AIKI-BOKEN e AIKI-JO é uma parte importante da nossa estrutura básica de treino (KIHON).
 
Tendo um bom treino básico, certamente teremos uma melhor chance de desenvolver um excelente fluxo de movimentos (KI-NO-NAGARE).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mesmo que o AIKI de IWAMA seja denominado IWAMA-RYU, ou seja o Estilo de Iwama, eu vejo o Iwama-Ryu não como um estilo a parte, mas como uma base, uma estrutura que pode ser a fundação para o desenvolvimento de qualquer estilo pessoal.
 
AIKI é uma ferramenta, um instrumento de expressão através do qual o praticante pode ter uma melhor visão de quem ele ou ela é.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Creio que quando criamos uma boa base o estilo flui livremente.
 

Desde a primeira vez que tive contato com MORIHIRO SAITO SENSEI em Iwama, o tempo tem feito aquilo que ele faz melhor, ele tem passado, e eu tenho treinado e através do meu treino diário minha apreciação pelo trabalho do SAITO-SENSEI só tem aumentado.

 
Eu fico mais e mais impressionado e convencido da importância de estudar a forma KIHON de IWAMA.
 
O treino do AIKI-JO e AIKI-BOKEN nos mostra detalhes sensíveis de posição das mãos, elevação do cotovelos e ombros, alinhamento, estabilidade e variação de peso do corpo, uso dos quadris, conexões, projeções, etc...
 
O desenvolvimento da percepção destes detalhes afetam a concatenação de muitos elementos básicos essenciais ao bom desempenho na aplicação da metodologia de prática da nossa Arte.
 
Podemos tomar como exemplo os fundamentos abaixo citados;
 
POSTURA, DESLOCAMENTO, POSIÇÃO, CONEXÃO & PROJEÇÃO.