Durante os anos mais jovens da minha vida, tive minha alma influenciada pela leitura das histórias e mitos de GUERREIROS de muitas culturas humanas, especialmente a Japonesa.
 
Acreditando na possibilidade da existência de uma dimensão humana de honra, cavalheirismo e marcialidade, busquei meu "DO" (disciplina de um caminho) dentro das Artes Marciais e encontrei o AIKI.
 
Desde aqueles primeiros dias, através dos anos, minha vida tem dado muitas voltas e eu tenho trilhado o caminho da busca do AIKI.
 
Neste caminho, eu tenho visto a possibilidade desta dimensão de honra e cavalheirismo no coração de muitos outros seres humanos com quem tenho me encontrado e treinado nos muitos DOJOS que eu tenho visitado.
 
Em todos os dias que entro no DOJO, mesmo que por poucas horas e com uns poucos outros seres humanos, tenho a oportunidade de viver nesta dimensão.
 
Com grande apreciação pela doutrina e filosofia das Artes Marciais, comecei meu estudo do AIKIDO no Brasil, na década de 70 com o professor ICHITAMI SHIKANAI.
 
Alguns anos mais tarde, em 1981, viajei para a cidade de Los Angeles, nos EUA e imediatamente entrei no LOS ANGELES-AIKI-KAI DOJO e estudei com os professores CLEMENTE YOSHIDA e DANIEL MIZUKAMI.
 
LA-AIKI-KAI é uma das escolas mais antigas e tradicionais de AIKIDO do continente americano. Foi fundada em 1956 e continua aberta e ajudando muitos AIKIDOKAS no caminho do desenvolvimento do AIKI.
 
Mais alguns anos se passam e enquanto estudava em Los Angeles crescia o desejo de visitar o JAPÃO e lá continuar meus estudos. Com a orientação e uma carta de recomendação de DANIEL MIZUKAMI, fui aceito como aluno pela escola da cidade IWAMA, no interior do JAPÃO.
 
Depois de muito trabalho e economias, empreendi minha primeira jornada à cidade de IWAMA e para a escola construída POR MORIHEI UESHIBA, o FUNDADOR do AIKIDO.
 
Em IWAMA, eu me tornei um UCHIDESHI (estudante interno) de MORIHIRO SAITO SHIHAN, estudante direto do FUNDADOR e o GUARDIÃO do AIKI-JINJA (o templo do AIKI) e do DOJO DE IWAMA, dois santuários da nossa ARTE.
 
MORIHIRO SAITO SHIHAN é um dos meus professores e um dos seres humanos que mais marcaram minha existência.
 

Ele influenciou e reuniu muitos Aikidokas de muitas nações. Seu trabalho e seu legado ao MUNDO do AIKIDO são únicos.

 
Ele foi, em minha opinião, um homen simples que através dos seus muitos anos dedicados ao estudo e ao ensino do AIKI, desenvolveu uma capacidade de grande compeensão da natureza humana.
 

Além de ele ter muito me impressionado pelo seu conhecimento dos príncipios básicos da nossa Arte, creio que sua habilidade de lidar bem com outros seres humanos foi, para mim, ainda mais impactante.

 
Depois de um tempo considerável viajando, estudando e ensinando no exterior, retornei ao Brasil em 1997 e com o incentivo de MORIHIRO SAITO SHIHAN comecei o trabalho de desenvolvimento do AIKIDO-IWAMA-BRASIL.
 
MORIHIRO SAITO SHIHAN faleceu em 2002 deixando um grande número de estudantes pelo mundo.
 

Muitos de nós, seguindo a tradição, criamos os nosso próprios PROGRAMAS DE UCHIDESHI.

 
Em 2005 comecei meu PROGRAMA e recebi o meu primeiro UCHIDESHI.
 

Através do sistema de treinamento desenvolvido no AIKIDO-IWAMA-BRASIL, que é baseado no estudo da FORMA DE IWAMA de MORIHIRO SAITO SHIHAN, é meu desejo buscar o melhor entendimento das correlações do nosso AIKI-BUKI-WAZA e AIKI-TAI-JUTSU.

 
O processo de treinamento do AIKI é o meu "DO", ou seja, minha doutrina de vida. Através da prática, reconheço muito da filosofia da nossa Arte na minha própria maneira de pensar.
 
Espero que como eu, você possa encontrar o seu "DO" em AIKI, ou na prática de outra Arte Marcial, ou ainda, em qualquer outra atividade humana que como o AIKI possa criar uma condição de melhor equilíbrio em sua vida.
 
Sabemos que não há perfeição, nem garantias de constante felicidade em nenhum sistema humano, mas creio que poderíamos dizer que uma VIDA ÚTIL e ATIVA é uma vida feliz.
 
 
 
 
Carlos Nogueira.