Em 1919, MOHIREI UESHIBA, O FUNDADOR do AIKIDO, vivia em Hokaido e recebeu noticias de que seu pai estava muito doente
 
No trajeto de trem para ver seu pai em Tanabe, ele ouve de outro passageiro, um relato super entusiasmado a respeito da religião OOMOTO e do seu carismático lider, o REVERENDO ONISABURO DEGUCHI, falando dos seus ensinamentos e curas milagrosas.
 
Pensando em seu pai, UESHIBA-SENSEI decide então desviar seu caminho para Ayabe, e acaba passando alguns dias lá.
 
Enquando buscava nas orações um restabelecimento para o seu pai, foi rapidamente cativado pelo REVERENDO ONISABURO DEGUCHI
 
Deste encontro nasce uma relação espiritual entre a OOMOTO e o AIKIDO.
 
 
 
   
   
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
 
Depois deste encontro,
 
UESHIBA-SENSEI segue imediatamente para Tanabe e toma conhecimento que seu pai já havia falecido.
 
Com a morte de seu pai, pessoa por quem ele tinha uma profunda afeição, ele entra em um quadro de profunda depressão. Passando por esse difícil período ele anunciou que iria se estabelecer em Ayabe com sua família.
 
Na primavera de 1920, muda-se para Ayabe junto com sua família. Em Ayabe ele põe toda a sua energia no trabalho e no estudo da religião Oomoto.
 
Dedicando-se à meditação e ao estudo da essência do BUDO, estuda também os preceitos e desenvolve o domínio da prática do KOTOTAMA.
 
O REVERENDO ONISABURO DEGUCHI percebendo a habilidade de MORIHEI UESHIBA nas Artes Marciais, o incentivou a transformar em DOJO uma parte da sede da OOMOTO.
 
 
 
 
   
   
   
 
 
 
 
 
 
 
 

UESHIBA-SENSEI acompanhou o REVERENDO ONISABURO DEGUCHI em muitas viagens e esteve do seu lado durante momentos críticos da difusão da religião OOMOTO.